segunda-feira, 29 de julho de 2013

Economizando no transporte público

Se você mora aqui em Budapeste, provavelmente já se deu conta de que existem inúmeras possibilidades em relação à compra de bilhetes para o metrô, que tentam se ajustar de acordo com as suas necessidades e com o tempo que irá utilizar. Mas caso você só esteja de férias em Budapeste e não conhece nada da cidade, seguem algumas dicas legais para economizar dinheiro com o transporte público.
Aqui, os bilhetes para ônibus, metrô e bondinho são os mesmos e custam 375 forints cada (R$ 3,75). Realmente não são baratos, principalmente quando você descobre que se andasse por uns 20 minutos talvez alcançaria seu destino sem depender do transporte público. Para nós, brasileiros, acostumados a cidades enormes como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras, Budapeste é um ovo!
Mas vamos lá, o fato é que às vezes precisamos usar o metrô ou o ônibus e eu disse que falaria de maneiras econômicas de fazê-lo, pois bem, lá vai:
Turista empolgado em viagem rápida: Caso você seja um turista que passará 2 ou 3 dias aqui e pretende andar a cidade inteira, conhecer todos os lugares, todos os bairros, visitar 39592 museus, 1357 praças e mais um monte de pontos turísticos: aqui existe o bilhete diário. Ele custa 1600 forints e é válido por 24 horas. Serve, como todos os outros, pro metrô, ônibus e bondinho.
Grupo com 5 pessoas: Caso você queira conhecer a cidade inteira, andar um monte de metrô e esteja acompanhado de mais 4 amigos, este é o seu bilhete ideal. Ele custa 3250 forints (isso sai 650 forints para cada uma das 5 pessoas) e te dá os mesmos direitos do bilhete anterior, com o detalhe que o grupo de 5 pessoas só recebe UM bilhete, portanto o grupo precisa andar sempre junto.
Cartela com 10 bilhetes: Seja você um morador de Budapeste que ocasionalmente use o transporte público ou um turista menos afoito, essa pode ser uma boa opção. Você recebe uma cartelinha contendo 10 tickets individuais e custa 3000 forints (se fosse pra pagar o preço individual de cada bilhete, sairia 3750 forints). Esses bilhetes não são pessoais, portanto é possível compra-los e dividir com alguém se quiser. Outra vantagem dessa opção é que diferentemente das outras duas, esses bilhetes não tem data de validade, ou seja, é possível compra-los e usar quando quiser.
Bilhete mensal: Auto explicativo. Trata-se de um bilhete que pode ser usado o mês inteiro e custa 3800 forints (acho que esse preço é o pra estudante). Teoricamente, é um bilhete pessoal e intransferível, pois eles pedem que você escreva o seu ID no bilhete (a caneta mesmo), mas raramente alguém encrenca por não ter nada escrito.
Bilhete semestral: Também auto explicativo, igual o mensal só que é válido por um semestre. O de estudante custa 18000 forints (sai 3000 forints por mês). O único inconveniente dessa opção é que o valor deve ser pago integralmente na hora da aquisição, não dá pra parcelar.
Bom, é isso. Espero ter ajudado nesse quesito, pois já passei bastante perrengue no metrô tentando entender quais eram as minhas opções e ninguém lá conseguia entender direito o que eu falava e muito menos me explicar cada uma dessas opções. Lembrando que os bilhetes válidos por uma única viagem devem ser inseridos dentro de uma máquina picotadora de bilhetes ANTES do embarque. Só portar o bilhete não adianta nada. Se o fiscal te parar (o que é muito comum no metrô, mas nem tanto no ônibus) e o bilhete não estiver picotado, terá que desembolsar 8000 forints de multa! (lembra das multas??)

Outra coisa: esses bilhetes só dão acesso ao transporte público de perímetro urbano de Budapeste. Caso haja necessidade de viajar para alguma outra cidade nos arredores, geralmente partindo de Keleti (é uma estação de trem internacional e da qual saem trens pra diversas cidades ao redor de Budapeste) se você possuir o bilhete urbano mensal ou semestral, apresente-o na hora da compra e as passagens mensais para outras cidades húngaras sairão por menos da metade do preço! No meu caso, o bilhete mensal de Godollo para Budapeste custa 2850, mas se eu apresentar meu bilhete urbano mensal, pago apenas 1400 forints! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário